A Compugraf é uma integradora com foco em segurança da informação no mercado há mais de 35 anos e uma das suas maiores preocupações é sempre estar a frente das novas tendências do mercado podendo ofertar aos seus clientes a mais alta tecnologia amparada pelos maiores e melhores fabricantes do mercado.
Com o avanço tecnológico dos últimos anos, o uso desenfreado das informações pessoais e os inúmeros eventos de vazamento de dados, fizeram com que a União Europeia criasse a GDPR – General Data Protection Regulation que está em vigor desde maio de 2018.
No cenário brasileiro ainda não havia sido criado uma norma especifica para proteção de dados. O titular dos dados podia se apoiar nas legislações já existentes, como Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Lei do Marco Civil da Internet.
Nesse sentido, em 2018 foi promulgada e sancionada no Brasil a versão tropicalizada da GDPR, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – que entrará em vigor em agosto de 2020.
Os três pilares da LGPD
A referida Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é pautada basicamente em três pilares:
- Jurídico/Documentos
- Ferramentas
- Processos/Pessoas
Para que os clientes possam estar aderentes à LGPD, a Compugraf apresenta sua parceria com a empresa americana OneTrust: um produto (como o nome já diz), que vai proporcionar uma implementação segura e consistente.
A OneTrust é uma plataforma que visa proporcionar um SaaS de privacidade de dados. Por meio da utilização desta ferramenta será possível gerenciar todo o processo de adequação à lei, bem como monitorar continuamente a aderência aos requisitos.
O papel da Compugraf nesse contexto é agregar valor à plataforma, gerando conteúdo adequado ao Brasil e assessorando todo processo de implantação.
Como a lei não é uma simples questão de implantação de uma ferramenta, mas sim de grandes mudanças em seus processos, documentos, cultura e sistemas, as empresas terão de mudar sua forma de pensar, colocando a privacidade como um elemento a ser discutido desde a concepção de seus produtos e serviços. Ou seja, um novo tipo de comportamento terá de ser adotado para estar aderente à lei.
Portanto, estar em conformidade com a LGPD será um desafio no qual cada empresa deverá passar por um processo de reengenharia e para tal terá de reunir suas principais áreas (Jurídico, TI, RH, Marketing, Segurança da Informação, dentre outras), além de contar com parceiros e ferramentas que lhe apoiem devidamente nessa jornada.
A Compugraf apoia a Lei Geral de Proteção de Dados e entende que os dados pessoais são um ativo econômico valioso, por essa razão passou a representar a OneTrust no Brasil, oferecendo um pacote de produtos e serviços para que as empresas possam atender a LGPD.