CG One

Blog CG One

Insights valiosos para ajudar a proteger o seu negócio.

Dia Mundial da Senha: confira dicas sobre como criar códigos seguros

Dia Mundial da Senha: confira dicas sobre como criar códigos seguros

Atualmente, é comum cadastrar senhas em vários portais. Por isso, é necessário cuidado para que as combinações sejam complexas e diferentes. Assim, é possível prevenir a invasão de contasque dados sensíveis sejam vazados e que a sua segurança financeira fique em risco. O Dia Mundial da Senha foi criado para lembrar da importância dessas pequenas chaves criptográficas e do papel que elas desempenham para garantir a privacidade. Afinal, os hackers estão cada vez mais ativos, realizando golpes e vazamento de dados.

A NordPress, empresa provedora de um gerenciador de senhas, publicou um relatório de uma pesquisa realizada em mais de trinta países, para entender quais eram as duzentas senhas mais comuns na determinada região. A pesquisa revelou que a combinação mais usada no mundo é a palavra em inglês “password”, que significa “senha”. Já no Brasil, a sequência “123456” é a favorita. O tempo que os cibercriminosos levam para invadir uma conta com ambos os códigos é de apenas 1 segundo, exatamente por serem tão óbvios.

Dicas para criar uma senha forte

  • Não se limite a sequência de números ou palavras. Misturar letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números, diminuem as chances de invasão. As combinações devem ser longas. Senhas fortes variam entre 8 e 15 caracteres;
  • Avalie a necessidade de trocar a combinação depois de alguns meses, principalmente se a sequência criada for simples;
  • Não cadastre a mesma senha em diferentes portais, pois, em caso de invasão, o criminoso pode ter acesso a diversas contas facilmente;
  • Evite nomes e datas de aniversário de amigos, parentes e animais de estimação. Em caso de um ciberataque direcionado, o criminoso pode rapidamente descobrir a combinação e invadir a conta;
  • Defina uma frase que seja fácil de recordar. Como por exemplo transformar “Eu gosto de chocolate” em “3uG0st0d3Ch0c0l@t3”. Em seguida, é interessante também, adicionar uma sequência numérica, como o mês e o ano de criação;
  • Utilize um gerenciador de senhas. Eles guardam com segurança todos os seus códigos, assim você não precisa decorá-los. Basta lembrar uma senha mestra que dará acesso as outras.
  • O duplo fator de autenticação é peça-chave para uma proteção ainda maior. Se o serviço em questão oferecer essa possibilidade, ative. Em caso de invasão da conta, você receberá um alerta que impossibilitará o acesso do atacante, e ficará claro que chegou o momento de alterar a sua senha. 

O futuro das senhas

Apesar de ainda possuir um papel importantissimo, o fim das senhas tradicionais de números, caracteres e letras está mais próximo do que nunca. Para contribuir com a nova era de segurança, o Google anunciou que os passkeys estão disponíveis na conta do Google em substituição dos códigos alfanuméricos e verificação em duas etapas. Os passkeys são um método de login que utiliza reconhecimento facial, impressão digital ou PIN, combinando celulares e outros dispositivos como desktops, notebooks e tablets.

De acordo com a empresa, a novidade é importante porque as senhas populares colocam muita responsabilidade nos usuários. “Escolher senhas fortes e lembrá-las em várias contas pode ser difícil. Além disso, mesmo os usuários mais experientes são muitas vezes induzidos a desistir deles durante as tentativas de phishing”, argumentam Arnar Birgisson e Diana K. Smetters, dos times de segurança e identificação do Google.

Para mais dicas de segurança, siga a Compugraf nas redes:

Linkedin Instagram

Leia outros artigos