Compugraf é reconhecida como uma das melhores empresas de Tecnologia da Informação do Brasil para trabalhar
Este ano a Compugraf conquistou pela quinta vez consecutiva o selo Great Place to Work (GPTW) e para completar, apareceu no ranking das 140 melhores empresas de Tecnologia da Informação para trabalhar, em 79° lugar. Essa conquista representa a confirmação da cultura humanizada da empresa. Valorizamos pessoas e equipes, buscando manter a motivação e respeito em todos os níveis.
Em uma entrevista com a Adriana Barbosa, HR Business Partner Manager aqui da Compugraf, exploramos os aspectos que contribuíram para esse alcance. Dentre eles estão a atuação de forma horizontal, investimento em atração e retenção de talentos, foco em desenvolvimento pessoal e implementação de avaliações de desempenho.
Sobre os desafios para manter essas práticas, Adriana destaca manter o foco e dedicação para implementar práticas de gestão de pessoas que façam sentido para a cultura interna da empresa. “Manter uma escuta ativa dos colaboradores e procurar implementar ações alinhadas às sugestões dadas por eles, gera sem dúvida melhores resultados, porque faz com que cada um tenha o sentimento de verdadeiramente fazer parte das estratégias da empresa”.
Ao refletir sobre os principais aprendizados ao longo da jornada, a gerente destaca que o desejo de melhoria constante e a crença no potencial humano foram fundamentais. “O principal aprendizado foi manter vivo o desejo de melhoria constante e principalmente acreditar no potencial humano que a empresa tem. Ouvir as pessoas, se aprofundar no negócio e desenhar estratégias de gestão de pessoas alinhadas a tudo isso. A diretoria apoiar nossos projetos também é um grande diferencial e aqui esse olhar atento a cada detalhe, torna as conquistas mais fáceis”.
E para as empresas que buscam o selo GPTW, Adriana oferece um conselho sólido. Ela diz para acreditar no seu propósito, ouvir e investir em pessoas. Resultados positivos vêm do verdadeiro espírito de trabalho em equipe. Dessa forma, o sucesso será sempre positivo e realizador.
Agradecemos e parabenizamos a todos os compugrafers por essa conquista excepcional, impulsionada por uma cultura centrada em pessoas. Estamos ansiosos por mais sucesso no futuro, reforçando o compromisso contínuo com a excelência e o bem-estar da nossa equipe.
Entrevista com Adriana Barbosa na íntegra
O que essa conquista representa para a Compugraf?
Representa a confirmação de uma cultura humanizada que temos aqui na empresa, valorizamos pessoas e equipes, procurando manter a motivação e respeito em todos os níveis.
Temos como missão, contribuir positivamente com a realização profissional dos nossos colaboradores, investindo em capacitação técnica e fazendo com que cada um se sinta parte do negócio.
Somos diferenciados no tratamento personalizado de cada colaborador e consequentemente dos nossos clientes. Isso faz com que as pessoas tenham orgulho em pertencer, sintam-se sempre acolhidas e contribuam sempre na busca de melhores resultados, trabalhando de forma engajada e feliz!
Quais aspectos ou práticas específicas da nossa empresa você acredita que contribuíram para a conquista do selo GPTW?
Além do aspecto de humanização e estímulo para que todos trabalhem em equipe, atuamos de forma horizontal, o que gera muitas trocas de experiência e autonomia para realizar aquilo que cada um aprende. Investimos muito na melhoria do nosso processo de atração e retenção de talentos, colocando em prática o modelo de gestão por competências, alinhada aos aspectos culturais da empresa.
Internamente estamos investindo a todo momento em práticas de desenvolvimento individual, para impulsionar cada um dos colaboradores no seu crescimento profissional o que nos ajuda muito na melhoria constante dos nossos resultados. Neste sentido, implementamos novos processos e adquirimos novas ferramentas de gestão para facilitar o acompanhamento da evolução de cada colaborador.
Desenhamos também, o modelo de avaliação de performance, com ciclo anual e acompanhamento semestral com objetivo de potencializar as práticas de feedback, mantendo uma comunicação positiva entre líder e liderado. Todas essas práticas, nos ajudaram na melhoria dos indicadores de RH e tem mostrado também maior eficiência na nossa produtividade e resultados.
Quais são os maiores desafios para manter a cultura e as práticas de RH que levaram à conquista do selo?
Um dos maiores desafios para atingir essa conquista é manter o foco e dedicação para implementar práticas de gestão de pessoas que façam sentido para a cultura interna da empresa. Manter uma escuta ativa dos colaboradores e procurar implementar ações alinhadas às sugestões dadas por eles, gera sem dúvida melhores resultados, porque faz com que cada um tenha o sentimento de verdadeiramente fazer parte das estratégias da empresa.
Quais foram os principais aprendizados ao longo da jornada para conquistar o Ranking Melhores Empresas de Tecnologia no GPTW?
O principal aprendizado foi manter vivo o desejo de melhoria constante e principalmente acreditar no potencial humano que a empresa tem. Ouvir as pessoas, se aprofundar no negócio e desenhar estratégias de gestão de pessoas alinhadas a tudo isso. A diretoria apoiar nossos projetos também é um grande diferencial e aqui esse olhar atento a cada detalhe, torna as conquistas mais fáceis.
Algum conselho que você gostaria de compartilhar com outras empresas que buscam pelo selo?
O conselho principal é acreditar no seu propósito, ouvir e investir nas pessoas, ter em mente que qualquer resultado positivo só vem pelo verdadeiro espírito de trabalhar em equipe! Desta forma, o resultado sempre será positivo e realizador!
Acesse nossas redes sociais para mais conteúdo sobre tecnologia da informação: Linkedin, Instagram, YouTube e Tiktok.