CG One

Blog CG One

Insights valiosos para ajudar a proteger o seu negócio.

7 dicas para implementar com sucesso um projeto de cibersegurança

7 dicas para implementar com sucesso um projeto de cibersegurança 

Executar um projeto de cibersegurança tem sido uma missão desafiadora em empresas de todos os portes, começando pelo levantamento das necessidades, entendimento do escopo e, finalmente, a implementação.  

A entrega técnica e como a solução de segurança será implementada são as maiores preocupações ao avaliar fornecedores de cibersegurança.   

Atualmente, existem diversas maneiras de implementar um projeto. Selecionar o método adequado é fundamental para alcançar o seu objetivo.  

Neste artigo, irei compartilhar as principais dicas para implementar com sucesso um projeto de cibersegurança na sua empresa.  

As dicas fornecidas são valiosas não apenas dentro do contexto da segurança da informação, mas aplicáveis em qualquer cenário onde haja o desejo de progredir de um ponto a outro. Vamos lá!  

Projeto de cibersegurança: 7 dicas para ter sucesso

1. Defina suas dores e necessidades

Ninguém se move de um ponto a outro sem saber com clareza para onde está indo. Portanto, tenha suas dores mapeadas e saiba quais são suas necessidades reais. Se o seu time não sabe por onde começar esta primeira etapa, procure um parceiro com experiência para definirem juntos o melhor caminho.

2. Entenda os requisitos

Ao escolher uma solução de cibersegurança, é fundamental realizar um mapeamento preciso de todos os requisitos funcionais e de negócios. Descobrir limitações após a implementação pode ser extremamente frustrante e prejudicial.

 3. Defina objetivos mensuráveis com a Técnica SMART

Definir objetivos claros e mensuráveis é essencial para o sucesso do seu projeto de segurança cibernética. A técnica SMART é um acrônimo utilizado para orientar a definição de metas. Entenda melhor cada um dos princípios

  • Específico (Specific): o objetivo deve ser claro e específico, evitando ambiguidades e garantindo que todos os envolvidos compreendam exatamente o que precisa ser alcançado. Por exemplo, ao invés de definir um objetivo vago como “aumentar as vendas”, você poderia especificá-lo como “aumentar as vendas em 20% no próximo semestre”.
     
  • Mensurável (Measurable): o objetivo deve ser quantificável, de modo que seu progresso possa ser acompanhado e avaliado ao longo do tempo. Isso envolve estabelecer indicadores claros e definir critérios para medir o progresso em direção ao objetivo. Por exemplo, se o objetivo é “melhorar a satisfação do cliente”, você pode definir métricas específicas, como o aumento da pontuação de satisfação do cliente em uma pesquisa de feedback.
     
  • Alcançável (Attainable): o objetivo deve ser desafiador, mas também realista e alcançável dentro dos recursos disponíveis, incluindo tempo, habilidades e recursos financeiros. Definir objetivos inatingíveis pode levar à desmotivação e ao fracasso. Portanto, é importante avaliar cuidadosamente a viabilidade de alcançar o objetivo com os recursos disponíveis.
     
  • Relevante (Relevant): o objetivo deve estar alinhado com os objetivos gerais da organização e ser significativo para o seu contexto. Ele deve contribuir para o progresso e o sucesso geral da empresa, evitando distrações ou metas irrelevantes.
     
  • Baseado em um Parâmetro Temporal (Time-based): o objetivo deve ter um prazo definido para sua realização, o que ajuda a criar um senso de urgência e a manter o foco e o progresso. Definir um prazo claro também facilita o planejamento e a alocação de recursos necessários para alcançar o objetivo dentro do prazo estabelecido. 

 4. Escolha o ciclo de vida apropriado ao seu projeto

Para estabelecer uma abordagem apropriada, é crucial compreender o nível de complexidade envolvida com a iniciativa.  

Conforme imagem publicada no Guia Ágil do PMI, o modelo de Complexidade de Stacey nos ajuda a compreender que quando há maior clareza sobre os requisitos e grau técnico, um ciclo de vida preditivo fará mais sentido, mas quando essa clareza passa a ser menor, se tornando mais complicado e complexo, ou seja, com maior grau de incerteza, as abordagens iterativas, incrementais e ágeis podem fazer mais sentido.  

(AGILE PRACTICE GUIDE. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2017. ) 

 

 5. Obtenha as ferramentas certas

Adquira ferramentas que não só facilitem, mas otimizem o processo de gestão do planejamento, monitoramento, controle e comunicação com todos os envolvidos ao longo de todas as fases do projeto, garantindo assim uma execução eficiente e colaborativa.  

6. Identifique e envolva as pessoas necessárias desde o início do projeto

Aumente ainda mais as chances de sucesso e a adoção interna de um projeto envolvendo desde o início as pessoas internas imprescindíveis ao processo, mapeando-as e definindo claramente suas responsabilidades. Essa atitude desperta o senso de pertencimento e gera motivação das pessoas e equipes envolvidas em todas as fases do projeto.  

7. Empresa x parceiro: procure pelo match perfeito

Ao escolher um parceiro para apoiar seu projeto de cibersegurança, é crucial não buscar apenas expertise técnica, mas também garantir que possuam o know-how necessário para uma execução eficaz em projetos.  

Isso pode ser identificado solicitando evidências de colaboradores certificados e experientes não apenas na área técnica, mas também em planejamento e execução. O sucesso de um projeto está intrinsecamente ligado a um planejamento cuidadoso.  

Empresas que mantêm um PMO (Project Management Office), bem como profissionais certificados, como os com certificação PMP (Project Management Professional), além da área de Customer Success, geralmente demonstram uma maturidade que pode ser fundamental para alcançar os objetivos de negócios com êxito.  

Dê o próximo passo para manter a sua empresa protegida 

Aqui na Compugraf, contamos com um PMO (Project Management Office) composto por profissionais experientes e certificados, cuja expertise é fruto de uma vasta experiência em diversas entregas de cibersegurança para as maiores empresas do brasil.  

Fale agora com nossa equipe de especialistas sobre as necessidades específicas do seu negócio.  

Acesse também nossas redes sociais: LinkedinInstagramYouTube e Tiktok. 

 

Leia outros artigos