Garantir a segurança cibernética de uma organização é uma tarefa complexa e contínua. Para enfrentar os desafios crescentes, é essencial adotar metodologias reconhecidas internacionalmente, e o NIST Cybersecurity Framework 2.0 é uma das referências mais respeitadas nesse sentido.
O NIST (National Institute of Standards and Technology) é uma agência do governo dos Estados Unidos responsável por desenvolver padrões e diretrizes técnicas em diversas áreas, incluindo cibersegurança. Seu Framework de segurança é um guia que oferece práticas recomendadas para gerenciar riscos de segurança digital. A versão 2.0 do framework é estruturada em seis pilares fundamentais: identificar, proteger, detectar, responder, recuperar e governar.
Esse framework fornece uma abordagem clara e sistemática para avaliar e aprimorar a maturidade cibernética. Amplamente utilizado por empresas e órgãos públicos em todo o mundo, ele ajuda a identificar lacunas nas práticas de segurança e a definir o que precisa ser fortalecido.
Assessment de maturidade cibernética desenvolvido pela CG One
Aqui na CG One, acreditamos que a cibersegurança é a base de qualquer negócio. Para fortalecer ainda mais o nosso propósito de proteger ecossistemas digitais de ponta a ponta das maiores empresas do Brasil, lançamos uma ferramenta gratuita para medir o nível de maturidade cibernética das organizações.
Nosso assessment foi desenvolvido para apoiar empresas de todos os portes na compreensão e aprimoramento de suas estratégias de proteção cibernética, tendo como base os seis pilares do NIST Cybersecurity Framework 2.0.
Como funciona a nossa avaliação
Os resultados são divididos a partir de índices de maturidade geral e dos graus individuais para cada uma das seis capabilities do NIST (identificar, proteger, detectar, responder, recuperar e governar), sendo classificados em três níveis: inicial, intermediário e avançado.
Empresas classificadas em nível inicial estão com baixa adesão ao NIST Cibersecurity Framework, o que significa que algumas práticas de cibersegurança precisam ser desenvolvidas para aumentar a maturidade.
Já as instituições com categorização intermediária apresentam um nível de aderência mais significativo e robusto às práticas detalhadas pelo framework. Ou seja, as organizações em estágio intermediário reconhecem a importância de uma governança de cibersegurança estruturada e no desenvolvimento de processos mais bem definidos para a proteção contra ameaças. No entanto, ainda há espaço para aprimorar as estratégias.
Por fim, organizações em estágio avançado demonstram experiência na governança de cibersegurança, com processos bem estabelecidos e integrados que refletem uma estratégia alinhada aos objetivos de negócio. Portanto, devem continuar aprimorando sua governança de cibersegurança e manter-se alinhadas com as tendências e regulamentações atuais.
Porém, graças ao trabalho que detalha as diferentes frentes de forma analítica, a ferramenta permite avaliar mais categoricamente onde estão os pontos fortes de sua proteção e que demandam continuidade, bem como identificar possíveis fatores que podem ser otimizados.
Como explicou nosso Gerente de Arquitetura de Soluções, Rodrigo Rocha:
“Os resultados da ferramenta atuam como um guia prático e estruturado para fortalecer as defesas contra ameaças digitais. Acreditamos que um ambiente digital mais seguro começa com informação e planejamento.”
Fernando Bittencourt, Superintendente de Marketing e Inteligência Competitiva da CG One, reforçou: “Com essa iniciativa, queremos ajudar empresas a elevar seu nível de maturidade cibernética. Nossa ferramenta gratuita é uma maneira eficaz de identificar possíveis gaps em seus controles de segurança e agir com mais precisão. Além disso, ao fornecer benchmarks valiosos, promovemos a evolução constante das práticas de segurança no mercado.”
Dê o próximo passo
Preencha agora o assessment para descobrir o nível de maturidade cibernética da sua empresa.
Acesse também nossas redes sociais: